Vantagens e desvantagens dos cursinhos pré-vestibular online

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a forma padrão de ingresso para as universidades públicas e privadas do país. Este é um dos exames mais concorridos do mercado e para conseguir se sair bem nele, é preciso muita preparação.

Por isso, muitos estudantes optam por fazer um curso pré-vestibular e aumentar as suas chances de conseguir passar na prova do Enem.

Esses cursos são ofertados tanto na modalidade presencial quanto na modalidade à distância (EAD). O curso EAD tem ganhado  bastante espaço entre os estudantes, mas será que vale a pena? Veja a seguir vantagens e desvantagens do pré-vestibular online:

Vantagens

Objetividade

O curso online tem como maior foco a praticidade e a otimização de tempo, portanto os conteúdos são devidamente distribuídos na carga horária disponível da melhor forma. Sendo assim, os cursos online tendem a ser mais objetivos para que possam abordar todos os assuntos ENEM 2019.

Economia

Assim como todos os cursos da modalidade à distância, o pré-vestibular online irá ser mais em conta. Isto porque, a instituição não terá grandes gastos através da plataforma digital. E você pode encontrar cursos de qualidade em um precinho vantajoso.

Praticidade

Para quem tem uma rotina agitada e pouco tempo disponível para estudar, o cursinho online será uma opção promissora. Como você não precisará gastar tempo com locomoção, a mobilidade será um ponto a se considerar. Além disso, o estudante tem a praticidade de assistir as aulas como e onde quiser.

Desvantagens

Conteúdos gratuitos

O maior inimigo dos cursos online é a quantidade de material gratuito disponível na rede. Os estudantes podem encontrar as apostilas gratuitas Enem 2019 e começar a se preparar para a prova sem custos adicionais. Nem todo o material ofertado na internet é confiável, mas pesquisando bem você pode acabar encontrando várias apostilar e provas úteis.

 Comunicação

Para quem está acostumado com o modelo tradicional de sala de aula, passar para um curso não presencial pode ser um grande choque. O principal motivo que pode fazer o estudante não optar pelo curso é a falta de comunicação direta com o tutor da aula. Claro que esses procedimentos podem ser realizados em algumas partes da aula, ainda online, mas a comunicação não será sempre instantânea.

Comodismo

Claro que o pré-vestibular online estrá oferecendo para os estudantes vantagens incríveis como o horário flexível. O que também pode ser um problema, quando o aluno não possui autodisciplina e deixa tudo para depois!