Tecnologia na educação infantil: Desafios e benefícios

A tecnologia se instalou em todos os aspectos do seu dia a dia e a educação não está de fora dessa repaginada! Mas será que a popularização e utilização da tecnologia é realmente vantajosa para a educação infantil? Veja a seguir alguns desafios e benefícios do recurso:

Pontos positivos

Recursos práticos

A tecnologia trouxe muitos recursos para a sala de aula, o que torna de muitas formas as aulas mais dinâmicas. E o interessante sobre a utilização da tecnologia como ferramenta da educação é que ela pode servir de maneiras diferentes para todas as matérias. Na aula de matemática, por exemplo, o professor pode disponibilizar uma tabuada de multiplicação digital, enquanto para aula de inglês, o professor pode trabalhar com jogos educacionais.

Informações rápidas

O verdadeiro destaque que coloca a tecnologia acima de outros métodos é a velocidade e o excesso de informações na rede. Assim, os estudantes podem encontrar uma gama de conteúdos nas mais variadas formas. Além disso, o estudante tem acesso a notícias e assuntos atuais.

Matrícula Fácil

Um bom exemplo de como esse processo de adaptação das tendências tecnológicas na escola pode ser vantajoso é a Matrícula Fácil, um recurso digital que permite a realização da pré-matrícula dos alunos, e que contribuiu significativamente para o aumento de matrículas nas escolas.

Boletim digital

Ainda sobre as ferramentas usadas na escola, temos o boletim digital, que é uma opção que já está disponível para os estudantes da rede pública estadual.

Pontos Negativos

Desvalorização das relações interpessoais

Quando falamos do uso excessivo das tecnologia, nem sempre associamos diretamente com a nossa relaçãol com as pessoas. O fato é que a instalação de recursos tecnológicos nas escolas pode estar afastando os país da equipe pedagógica, assim como isolando as próprias crianças que deveriam estar interagindo.

Falta de concentração

Um outro ponto é a falta de concentração que pode acontecer por parte dos estudantes. Pesquisas que já estão sendo realizadas em diversos países, indicam muitos problemas de desenvolvimento para crianças inseridas muito cedo na internet. Nesse ponto,  o contato direto com a tecnologia se torna negativo por potencializar a falta de concentração.

Fuga do objetivo

Esse ponto é bem relativo, mas você provavelmente vai concordar que o excesso de informação disponível na rede pode acabar se tornado um problema. Isso porque pode estar levando a fuga do objetivo proposta quando a rede é utilizado. Seria necessário a fiscalização continua do material digital durante as aulas.