Saiba como os estudantes podem negociar a dívida com a universidade

Existem vários recursos que podem ajudar o jovem estudante a ingressar no ensino superior. Mas mesmo com essas facilidades, nenhum estudante está livre de acabar devendo para as instituições.

Se você está passando por essa situação, saiba que você pode regularizar os débitos entrando em acordo de renegociação com a faculdade. Confira mais no texto a seguir:

Você sabia que todas as instituições privadas possuem um setor voltado para renegociação de dívidas? Essa opção fica disponível para o estudante desde o primeiro momento de quebra dos prazos estabelecidos. Na negociação, o devedor pode encontrar grandes vantagens como por exemplo, o desconto no valor total se for quitar a dívida de uma vez só.

Uma outra opção considerável é estar gerando um novo boleto bancário, parcelando o valor sem juros. O que é interessante enfatizar é que cada instituição possui suas próprias condições, por isso, é difícil estabelecer uma porcentagem média de desconto assim como a possibilidade de parcelas.

Vamos exemplificar com dois programas voltados para a universidade particular e como funciona o processo de negociação de pagamento.

FIES

Comecemos pelo Fies, um dos maiores programas de financiamento estudantil do país. Quando o estudante passa a estudar através desse recurso, deverá cumprir com pagamentos trimestrais pela sua bolsa. Uma outra obrigação é o pagamento posterior ao final do curso, no qual o estudante retorna o dinheiro investido.

Para as duas situações, é possível regularizar os débitos emitindo o boleto FIES 2020 através do portal oficial do programa. Esse portal é o SisFies, no qual os estudantes podem realizar soluções rápidas pela internet. Também é possível obter as mesmas finalidades através do telefone 0800 616161.

Através dessas vias de atendimento, o estudante conseguirá vantagens exclusivas para regularizar o seu débito e conseguir a permanência da sua bolsa sem o acréscimo de juros.

Educa Mais Brasil

Um outro exemplo que vamos utilizar é o Educa Mais Brasil, um programa que estabelece bolsas de até 70% de desconto para estudantes de média e baixa renda que desejam começar uma graduação.

Os descontos são oferecidos em parceria entre o programa e as instituições de setor privado que fazem parte da proposta e são válidos até o final do curso.

Quem ficou devendo a primeira mensalidade integral ou não cumpriu com os boletos do Educa Mais Brasil pode conseguir negociar a dívida na própria instituição, acessando a sua conta no portal do aluno.

Uma outra opção é acessar o sistema em casa e realizar o mesmo procedimento,, escolhendo a forma de pagamento, o número de parcelas, entre outros aspectos.