Inovando na educação: Como usar quadrinhos para ajudar no aprendizado

A educação precisa estar sempre em constante mudança para acompanhar a geração atual. Com tanta tecnologia e fácil acesso a informação, tem sido um desafio para os professores incentivar a leitura para se trabalhar o letramento literário dentro da sala de aula. Por isso, alguns educadores têm inovado em suas ulas trazendo o uso de quadrinhos para ajudar no aprendizado. Leia o texto a seguir e entenda:

O letramento literário é uma fase importante para a vida de qualquer criança e deve ser inciado junto com a alfabetização da criança. Quanto antes este processo começar, melhor para que o estudante encare a leitura como um entretenimento e não uma obrigação.

No geral, os professores sentem dificuldade em trabalhar contos literários devido aos longos textos e a vasta quantidade de palavras muito formais.

Por isso, foi preciso pensar em soluções para trazer jovens e crianças para o mundo da leitra. No caso, estamos falando do uso de HQs em sala de aula.

Essa possibilidade pode facilitar o contato entre aluno e literatura. E é importante ressaltar que este recurso fica válido para a maioria das matérias.

Hoje em dia, muito conteúdo tem sido produzido com o intuito de facilitar o ensino nas escolas, e você poderá encontrar HQs introduzindo a matemática, relatando momentos da história, demonstrando ecossistemas, entre muitas outras.

Como os quadrinhos podem ajudar no aprendizado?

A HQ pode ser usada para introduzir assuntos e oferecer alguma dominância para o estudante. Afinal, espera-se que esse tipo de leitura seja confortável para ele.

O uso de palavras simplificadas também pode ser um ponto positivo para o aluno. Geralmente, as HQs com intuito pedagógico estão sempre enfatizando termos específicos de cada assunto.

Também é válido mencionar que como  a HQ é colocada, em sua maioria, em diálogos u textos curtos é mais fácil que a turma que esteja trabalhando com ele possa se interessar pela leitura e terminar a história no tempo estimado.

É importante considerar ainda, um teor lúdico para a sala de aula. Além disso, há uma grande possibilidade de atividades posteriores que podem ser trabalhadas pelo educador.

Para qualquer assunto que esteja abordado, o aluno terá ainda a possibilidade de melhorar a leitura, conhecer palavras novas e aperfeiçoar a sua habilidade de interpretação.

O uso das histórias em quadrinhos já está sendo adotado por muitas escolas e vale mencionar que até os contos literários podem ser encontrados nessa versão.